terça-feira, 23 de abril de 2019

DRACULA – BLOODTHIRSTY TRILOGY da TOHO

LEGACY OF DRACULA, EVIL OF DRACULA e LAKE OF DRACULA

A TRILOGIA DE SANGUE: 
A BONECA DE VAMPIRO (1970) / 
LAGO DE DRACULA (1971) / 
MALDADE DE DRACULA (1974)

Diretor: Michio Yamamoto
Arrow Video USA

THE VAMPIRE DOLL: Retornando ao Japão após uma viagem de seis meses ao exterior, Kazuhiko (Atsuo Nakamura, KILL!) Viaja para a vila rural de Tadeshina e para a imensa residência rural de sua noiva Yûko (Yukiko Kobayashi, DESTRUIR TODOS OS MONSTROS) apenas para aprender a mãe da menina Shidu (Yôko Minakaze, UM HOMEM CHAMADO TIGRE) que Yûko morreu duas semanas antes em um deslizamento de terra. Passando a noite em casa, o luto Kazuhiko - entre ataques de surdo-surdo-mudo Genzô (Kaku Takashina, matador de calouros PRETO) - ouve o som de choro nos corredores e jura que viu Yûko em carne e osso. Quando sua irmã Keiko (Kayo Matsuo, do OUTLAW GANGSTER V.I.P) não o ouviu oito dias depois, ela e seu noivo Hiroshi (Akira Nakao, MORTE EM UMA ANTIGA MANSÃO) viajam para casa para investigar. Embora Keiko também tenha jurado que viu Yûko, Hiroshi tem certeza de que há uma explicação lógica. Ao confirmar a morte de Yûko na prefeitura, os dois também descobriram que a mãe de Yûko foi a sobrevivente de um massacre em que sua família foi assassinada vinte anos antes, e acredita-se que o pai de Yûko tenha sido o assassino. O médico de família Dr. Yamaguchi (Jun Usami, TORA! TORA! TORA!) Confirma as circunstâncias da morte de Yûko embora ele também não seja tão rápido em descartar a possibilidade do sobrenatural devido a seus próprios estudos do oculto. Com a ajuda do atendente de posto de gasolina intrometido (Ginzô Sekiguchi, MULHER NAS DUNAS), Hiroshi decide abrir o túmulo de Yuko enquanto Keiko corre de volta para casa para confrontar a mãe de Yûko com a crença de que seu irmão nunca saiu de casa.

Não sendo amplamente exportado e por muito tempo indisponível, o VAMPIRE DOLL infelizmente não cumpre a promessa de nenhuma das outras entradas. Sob a deslumbrante fotografia de Tohoscope, as aparições de Y goldenko de olhos dourados e o design de produção - particularmente a mansão de estilo ocidental na qual o vestido de quimono tradicional da mãe de Yûko a faz parecer mais uma presença estrangeira do que os rostos no décimo oitavo. Retratos holandeses do século - é um tradicional filme de dark house com personagens ouvindo sons e correndo por corredores de sala em sala com um choque clímax que ecoa PSYCHO antes de um final de talismã em que tanto o herói quanto o vilão fazem alguns saltos de lógica para unir o vampirismo e Ciência. Algumas feridas na garganta e um pouco de spray arterial parecem surpreendentes para um filme de terror japonês do período, mas eles não estavam fora de lugar nos filmes yakuza e samurai de Toho e nos estúdios concorrentes.

LINK MEGA TERROR MANIA 1/3
[1970] Vamp.Doll [Bluray720p.] AFT.CaNNibal

LAKE OF DRACULA é a história da professora de ensino médio Akiko (Midori Fujita) que está passando suas férias escolares em uma cabana à beira do lago trabalhando em uma pintura de uma paisagem dominada por um olho dourado que ela lembra de um pesadelo de infância. Seu mundo acolhedor e familiar torna-se sombrio e misterioso quando um caminhão de entrega traz um caixote contendo um caixão para o armazém do vendedor de iscas / trabalhador local Kyûsaku (Takashina do THE VAMPIRE DOLL). Logo, o cachorro de Akiko foi assassinado, Kyasaku tenta estuprá-la, e um homem misterioso (Shin Kishida, SHOGUN ASSASSIN) evoca mais memórias que sugerem que seu pesadelo de infância realmente aconteceu. Sua irmã mais nova Natsuko (Sanae Emi) minimiza o comportamento de sua irmã em busca de atenção, mas o médico Takashi de Chiko (Chôei Takahashi, TAMPOPO) recentemente tratou uma jovem comatosa que sofria de perda de sangue e foi encontrada na mesma área que Akiko. Quando Natsuko começa a ficar mais frio, pálido e sonâmbulo à noite, Akiko literalmente fica cara a cara com seus medos.

Muito mais segura e desafiadora do que VAMPIRE DOLL, LAKE OF DRACULA realmente faz um meio convincente de que Akiko pode estar enlouquecendo ou inconscientemente buscando atenção na maneira como ela percebe que ela fez quando era criança, acreditando que seu trauma era apenas um sonho, mas usá-lo para roubar o foco de sua irmã mais nova. A introdução precoce do paciente de Takashi funciona com propósitos cruzados a esta interpretação, mas o filme continua a ser divertido não só pelo seu visual deslumbrante que funde os cenários góticos do antigo filme com toques surrealistas, mas também pela homenagem às entradas da série Hammer Dracula através do SCARS DE DRACULA - incorporando até mesmo BRIDES OF DRACULA na história de fundo - lançada no ano anterior; de fato, é tentador acreditar que a morte do vampiro não é apenas padronizada após o fim do HORROR OF DRACULA (com um lado de DRACULA RISEN FROM THE GRAVE), mas realmente baseado nas lembranças dos cineastas sobre o corte de exportação japonesa do desaparecimento de Dracula. . A morte do vampiro não é realmente o toque mais horripilante do filme, pois outro aceno para PSYCHO tem a carne da mão de um cadáver em decomposição afastando-se dos dedos esqueléticos e da pele abaixo da qual se fundiu à superfície de uma escrivaninha. Kishida faz um bom vampiro na tradição de Christopher Lee se rosnando com uma boca salpicada de sangue ou esperando no luar azul para colocar a mordida em sua vítima sonâmbula.

LINK MEGA TERROR MANIA 2/3
[1971] Lake.Dracula.[Bluray720p.] AFT.CaNNibal

Em EVIL OF DRACULA, a carismática professora de Tóquio Shiraki (Toshio Kurosawa, LADY SNOWBLOOD) viaja para o interior para ensinar na faculdade particular de Seimei. Na chegada, ele descobre que a esposa do diretor (Mika Katsuragi) foi morta em um acidente de viação dois dias antes e o diretor (Kishida, do Lago de Dracula) está morrendo de uma doença e já decidiu nomeá-lo como seu sucessor. Passando a noite na casa do diretor, ele é acordado de um sono assistido por conhaque por um canto melancólico e encontra uma menina (Yasuko Agawa, TERROR OF MECHAGODZILLA) com um seio sangrando e é atacado pela esposa do diretor com presas. Ele descarta tudo isso como um pesadelo, até que ele descobre de colegas Kumi (Mariko Mochizuki), Yukiko (Miota) e Kyôko (Keiko Aramaki) que a garota é Keiko, que desapareceu alguns dias antes de sua chegada. Ele também aprende com o médico da escola, Shimomura (Kunie Tanaka, A Espada da Besta), que uma ou duas meninas desaparecem todos os anos da escola e que seu antecessor enlouqueceu.

LINK MEGA TERROR MANIA 3/3
[1974] Evil.of Dracula [Bluray720p.] AFT.CaNNibal

Depois de homenagear o Hammer Draculas com o LAKE OF DRACULA, Toho e o diretor Michio Yamamoto fizeram sua própria interpretação da trilogia de Karnstein enquanto reencontravam elementos de The Vampire Doll e de Lake of Dracula com maior desenvoltura estilística. O Mal de Drácula tem alguns seios nus, mas evita o lesbianismo - o mais óbvio emprestado do filme LUST FOR A VAMPIRE é a substituição dos capangas Renfield, por um professor de literatura francesa de Baudelaire (Katsuhiko Sasaki, GODZILLA VS. MEGALON) que espiona as garotas e voluntariamente se submete à mordida do vampiro - para algum horror acrescentado (quando os vampiros mudam de corpo, a posse não é espiritual, mas envolve o uso literal da pele de seu vaso). Kishida recebe mais diálogos, mas o filme ainda não sabe o que fazer com ele quando não está rosnando ou pulando. Tal como acontece com os dois filmes anteriores, a influência ocidental na arquitetura gótica é vista como algo estranho e sinistro, mas EVIL OF DRACULA vem com uma história de fundo mais convincente do que LAKE OF DRACULA sobre as origens estrangeiras do vampirismo no Japão. O clímax é mais energeticamente encenado aqui do que em LAKE OF DRACULA, mas é enfraquecido como o filme anterior, cortando e retrocedendo entre a luta frenética entre Shiraki e o vampiro e a escaramuça mais fraca entre a garota final e a vampira. Embora seja talvez uma entrada final na trilogia, é lamentável que o diretor Yamamoto não tenha mais oportunidades de explorar o gênero de terror.

Também conhecido como BLOODTHIRSTY EYES, o VAMPIRE DOLL teve um breve lançamento teatral legendado nos Estados Unidos sob esse título nos cinemas de Toho, mas nunca foi apelidado de inglês. LAKE OF DRACULA e EVIL OF DRACULA também foram lançados por Toho em versões legendadas antes de serem dublados. As versões dubladas foram escolhidas para a televisão pela United Productions of America. Estas transferências panned-and-scanned jogariam na televisão intermitentemente com os anos 90 antes que a Paramount as colocasse em VHS como parte de sua linha EP / SLP “Master Sharp” que também debutou os lançamentos de BLOOD AND ROSES, FRANKENSTEIN E THE MONSTER FROM HELL, e o crânio entre outros. Transferências de legendas e legendas dos três filmes apareceram no Reino Unido - onde The Vampire Doll foi batizado LEGACY OF DRACULA - mas eles eram derivados de mestres não anamórficos de má qualidade. Transferências anamórficas superiores apareceram mais tarde no Japão com faixas de comentários, mas não eram amigáveis ​​para o inglês.

O conjunto de dois discos de dois territórios da Arrow apresenta todos os três filmes em codecs widescreen MPEG-4 AVC 2,35: 1 de alta taxa de bits 1080p 24 codificados a partir de mestres que são bonitos, provavelmente, se não forem novas transferências. Virtualmente impecável, ao contrário de muitas das transferências de Nikkatsu, os três filmes são coloridos e nítidos com níveis de preto levemente diluídos, como visto em muitos mestres japoneses. O VAMPIRE DOLL parece um pouco mais suave do que os outros dois filmes, embora isso possa ter menos a ver com os elementos ou a transferência do que a abordagem dos cineastas com certa reserva para a encenação e composição enquanto os dois últimos filmes com seus Hammer e Empréstimos do Conde Yorga incluem mais vampiros surgindo em direção à câmera e Kishida praticamente espumando na boca ao carregar suas presas em close-up (para não mencionar os vários exames de feridas perfurantes que exigem tiros de inserção em close-up de peito nu). Enquanto transferências anteriores do VAMPIRE DOLL encenaram o breve flashback entre Kazuhiko e Yûko na cor padrão, a transferência de Blu-ray dessatura a imagem e foca as composições nos atores enquadrando o ambiente com um filtro violeta. Todos os três filmes apresentam faixas japonesas mono LPCM 1.0 de som limpo com legendas em inglês opcionais; no entanto, LAKE OF DRACULA e EVIL OF DRACULA vêm com a opção unadvertised de seus dubs em inglês no LPCM 1.0, selecionável apenas no controle remoto do seu player (assim como as legendas em inglês do SDH que não serão ativadas automaticamente com a faixa, pois nenhuma delas está disponível cardápio). O filme realmente toca melhor em japonês - particularmente em LAKE OF DRACULA desde Kishida, quando ele fala parece uma impressão ruim de Bela Lugosi -, mas a inclusão dos dubs é um toque agradável para os espectadores que captaram os dois últimos filmes pela televisão. (onde eles foram pelo menos uma vez exibidos lado a lado com o não relacionado americano "Cliffhangers", o piloto de TV THE CURSE OF DRACULA com Michael Nouri como o Conde).

O vampiro boneca compartilha o primeiro disco com o featurette "Kim Newman em The Bloodthirsty Trilogy" (16:06) em que Newman contrasta os empréstimos ocidentais da série com o tradicional terror japonês de KWAIDAN, ONIBABA e KURONEKO e os mais recentes J- tendências de terror de RINGU e JU-ON. Embora ele toque em outras tradições de vampiros do Japão dos filmes "Ghost cat" para Yuki Onna do KWAIDAN, ele nota que os filmes Bloodthirsty não foram o primeiro filme de vampiros japonês a ser emprestado da ONNA KYÛKETSUKI e da entrada da década de 1990 MY MY STANDS o gangster vampiro do YAKUZA APOCALYPSE de Takashi Miike. O disco um também inclui trailers para os três filmes (2:04, 2:12 e 2:22), juntamente com galerias paradas para os três filmes. O segundo disco com LAKE OF DRACULA e EVIL OF DRACULA reprisa os trailers de todos os três filmes. Não foi fornecido para revisão a capa reversível e o livreto do especialista em cinema japonês Jasper Sharp.

 (Eric Cotenas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[2013-21] Samurai X - A Saga Completa Dublada + Anime

Samurai X ou Rurouni Kenshin - Meiji Kenkaku Romantan - (るろうに剣心 -明治剣客浪漫譚- Kenshin, o Andarilho - Crônicas de um Espadachim da Era Meiji) é u...