[1931] Drácula - 12 Anos - Terror/Terror - P&B Legendado - 1h 15m. 91% gostaram desse filme Usuários do Google. Data de lançamento: 14 de fevereiro de 1931 (EUA). Diretores: Tod Browning, Karl Freund. Continuação: A Filha de Drácula. Adaptação de: Drácula. Roteiro: Garrett Fort. Estados Unidos.
SINOPSE: Após hipnotizar um soldado britânico e transformá-lo em seu escravo, o misterioso Conde Drácula viaja para Londres e passa a residir em um velho castelo. Logo, Drácula passa a sugar o sangue de mulheres jovens, transformando-as em vampiras. Quando ele coloca seus olhos em Mina, a filha de um importante médico, o caçador de vampiros Van Helsing é convocado a impedir que o vampiro continue a causar estragos.
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O clássico criado por Bram Stoker e um dos ícones do romance gótico do século XIX já foi adaptado inúmeras vezes para o cinema e, sem sombra de dúvidas, a versão mais conhecida e influente é o longa de 1931. Estrelado por Bela Lugosi e dirigido por Tod Browning, o filme se tornou um sucesso crítico e comercial que possibilitou à Universal Pictures o início de seu universo monstros que continuaria no mesmo ano com ‘Frankenstein’ e, mais tarde, com títulos como ‘A Múmia’, ‘O Homem invisível’ e ‘A Noiva de Frankenstein’.
Lugosi já havia interpretado o personagem nos palcos da Broadway e levou sua icônica performance aos cinemas apenas para receber mais aclame e eternizar uma das figuras do terror mais complexas e controversas de todos os tempos.
Lugosi estava tão animado para repetir seu sucesso nos palcos e retornar ao papel de Conde Drácula que aceitou um contrato que lhe pagaria apenas US$500 dólares por semana durante um cronograma de sete semanas – uma quantia bastante baixa mesmo para as consequências da Grande Depressão de 1929.
O icônico castelo de Drácula, que remonta à arquitetura gótica de meados do século XIII, foi pintado à mão em um vidro colocado em frente à câmra. O cocheiro que viajava pela estrada era real, mas todo o cenário, não.Em uma cena onde Drácula e Renfield (Dwight Frye) estão viajando para Londres de barco, a sequência mostrada é emprestada de outro clássico da Universal, o filme mudo ‘The Storm Breaker’. Os filmes mudos eram projetados em um FPS diferente em relação aos talkies, motivo pelo qual tinha ações estranhas e jocosas que eram mais aceleradas.
O diretor de fotografia Karl Freund conquistou o efeito dos olhos hipnotizantes de Drácula de uma forma bem simples: utilizando dois holofotes pequenos que eram irradiados em direção aos olhos de Bela Lugosi. Não havia trilha sonora verdadeira no filme, porque acreditava-se que, com a transição para os sons sendo uma inovação bastante recente, o público não aceitaria ouvir a música em uma cena sem explicação plausível – por exemplo, a orquestra tocando fora de cena quando Drácula encontra sua vítima no teatro).
A produção original da Broadway, estrelando Lugosi, abriu no Teatro Fulton no dia 05 de outubro de 1927 e estendeu-se por 261 apresentações. Lugosi não foi o único ator do elenco a ser levado para o filme: Edward Van Sloan e Herbert Bunston também reprisaram seus papéis como Van Helsing e Dr. Seward, respectivamente. Helen Chandler não foi a primeira atriz cotada para viver Mina Harker na produção; na verdade, a lendária Bette Davis, que tinha contrato com a Universal à época, foi considerada para interpretá-la. Entretanto, o chefe do estúdio não apostava muitas fichas no apelo sexual da atriz e decidiu não contratá-la.
O filme só aconteceu graças a Lugosi. O ator negociou a compra dos direitos autorais da produção com a viúva de Bram Stoker e com o escritor da peça original, Hamilton Deane, comprando-os por US$40 mil (um valor que, hoje, corresponde a quase US$690 mil). Quando caracterizado, Lugosi adorava andar pelo set de filmagens proferindo: “Eu sou o Drácula!”. Ele fazia o mesmo quando olhando ao espelho. Esse era o jeito que encontrara de se preparar mentalmente para o papel. Sendo um ator classicamente treinado na Hungria, ele utilizava uma das várias técnicas de atuação que aprendera para absorver o personagem e trazer a melhor performance à tona.
Quando o filme foi relançado pela primeira vez em 1936, várias edições e deleções foram exigidas pelos distribuidores, incluindo o grito de Renfield quando é assassinado e o gemido de Drácula conforme a estaca é enfiada em seu coração. O motivo? A instauração do Código Hays dois anos antes – um conjunto de normas morais aplicadas nos títulos cinematográficos para “limpar” o conteúdo levado às telonas.
[1935] Bela Lugosi - A Marca do Vampiro-Mark of the Vampire -10 Anos - P&B Legendado - Terror/Mistério - 1 hora. 94% gostaram desse filme Usuários do Google. Data de lançamento: 26 de abril de 1935 (mundial). Diretor: Tod Browning. Adaptação de: London After Midnight. Figurino: Adrian. Roteiro: Guy Endore, Bernard Schubert. Música composta por: Herbert Stothart, Edward Ward
SINOPSE: Depois da morte misteriosa de Sir Karell, policiais e curiosos de sua cidade desconfiam de que o assassino seja um vampiro. Quando sua filha e herdeira é atacada da mesma forma, todas as atenções são voltadas para o misterioso Conde Mora, interpretado pelo eterno Drácula, Bela Lugosi.
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ELENCO: Bela Lugosi - Conde Mora - Lionel Barrymore - Professor - Elizabeth Allan - Irena - Lionel Atwill - Inspetor Neumann - Jean Hersholt - Barão Otto - Henry Wadsworth - Fedor - Donald Meek - Dr.Doskil
Coisas que nunca são explicadas, como a marca de tiro na têmpora do Conde Mora. O papel de Conde Mora seria o retorno vampiresco de Bela Lugosi à direção de Tod Browning, após o bombástico sucesso de Drácula em 1931. De baixo orçamento para os padrões MGM, o filme teria cerca de 80 minutos. Após os cortes, a duração foi parar em irrisórios 60 minutos, com personagens aparecendo do nada, e outros sumindo, com seus atores não creditados no início. Algumas das sequências eliminadas seriam exatamente mostrando o passado do nobre com sua filha Luma, brilhantemente interpretada por Carroll Borland. Eles teriam tido um caso incestuoso, o que levou ela a cometer suicídio, assim como seu pai, com um tiro na cabeça.
Forte mas condizente com o horror. O diretor que já tinha encarado a fúria dos chefões da MGM por causa do fracasso do ousado Freaks em 1932, não tinha mais forças para impor sua versão. Para ajudar na bilheteria, o nome de Lionel Barrymore ganhou destaque nos pôsteres e vem em primeiro nos créditos iniciais. Bela Lugosi é o terceiro, e só aparece na segunda tela, no topo do resto do elenco. Isso porque filmes de terror demoraram a ser considerados produtos de primeira, embora muito populares nos anos 30. Barrymore, enfim, bastante consagrado, emprestaria dignidade à produção. Lugosi, com apenas uma frase de texto em todo filme, tem o trailer todo pra si. Aparece falando diretamente para a câmera, ameaçador como a gente gosta. A Marca do Vampiro, aqui na posteridade, pode não ser uma obra prima, mas ainda diverte. A trama tem uma viradinha quase no final que pode decepcionar, mas não é nada perto de todo espetáculo de antes. Após 75 anos, preserva um raro clima sombrio capaz de ainda nos fazer sentir calafrios. Prova que se tornou um clássico, não um filme velho.
[1944] Bela Lugosi - A Volta do Vampiro - 10 Anos - P&B Legendado - Terror/Drama - 1h 10m. 85% gostaram desse filme Usuários do Google. Data de lançamento: 1 de janeiro de 1944 (EUA). Diretor: Lew Landers. Música composta por: Mario Castelnuovo-Tedesco Diretores de arte: Lionel Banks, Victor Greene.
SINOPSE: Quando uma bomba errante desenterra o caixão de um vampiro durante a Névoa de Londres, um coveiro, sem saber, reanima o monstro, removendo a estaca de seu coração. Bela Lugosi em mais uma de suas interpretações memoráveis como um vampiro. A trama se passa na Inglaterra, na época da 2 Guerra Mundial, onde um vampiro (Lugosi) tenta encontrar suas vítmas.
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COMENTÁRIOS: Durante os anos 1930 e 1940, a Universal Studios teve uma série de sucessos com filmes de terror. A maioria desses filmes se tornou clássicos, principalmente por causa da presença de três atores: Bela Lugosi, Boris Karloff e Lon Chaney Jr.
A Universal foi então imitada por muitos outros estúdios que tentaram capitalizar sobre o sucesso desses filmes de terror icônicos, mas normalmente os resultados não foram dos melhores.
Mas neste filme da Columbia Pictures, O Retorno do Vampiro, Béla Lugosi, mais uma vez desempenhou um sanguessuga, embora desta vez na Segunda Guerra Mundial Inglaterra. Seu papel como Armand Tesla é quase idêntico ao do papel que desempenhou em Drácula, que foi o filme clássico da Universal que gerou a mania de filmes de terror.
Nesta época Lugosi já trabalhava com a produtora Monogram, conhecida por fazer filmes de baixíssimo orçamento, já havia atuado em alguns dos piores filmes já feitos como " Invisible Ghost" e "The Corpse Vanishes" .
Mas a Columbia Pictures também queria lucrar com filmes de Terror, então por um tempo Lugosi conseguiu se livrar de baixos salários e produções miseráveis, para voltar a glória que ele sempre mereceu, em "The Return of the Vampire".
O diretor Lew Landers dirigiu um monte de porcarias, mas consegue se redimir neste ótimo filme e em "The Raven" em que lugosi atua junto a Boris Karloff, aqui o clima a fotografia é linda, nebulosa, com excelente uso de sombras e movimentos da câmera, e as cenas iniciais de Lugosi deslizando pela névoa indo em direção a escuridão e se transformando num morcego, é impagável, sombria e até aterrador, e lógico durante todo o filme ele atua brilhantemente como no seu auge durante Drácula em 1931, inclusive dizem que roupa e a capa que usa foi desenhada a partir da original em que foi usada no teatro antes do clássico de 1931.
A história é muito semelhante a Drácula, mas em O Retorno do Vampiro, se passa na Segunda Guerra mundial, seu nome é Armand Tesla e temos a presença de um lobisomem, que é seu ajudante escravo, muitos não gostaram de ver um lobisomem falando neste filme, mas eu sou daqueles que descordam, achei que em alguns momentos ele se torna bem macabro e assustador exatamente pela maneira como fala, foi uma boa atuação de Matt Willis como lobisomem, e uma curiosidade Andrea o lobisomem falante, para quem não sabe é aquele lobisomem que aparece no início do video clip do Iron Maiden, The Number of the Beast", inclusive aquelas cenas são o início de The Retun of the Vampire.
Temos todos os aspectos que tornaram "Drácula" da Universal um sucesso de volta , não sei nem como não processaram a Columbia Pictures por plágio .
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